Cândido Lima

Compositor, pianista, organista, professor, cronista, crítico, divulgador, ensaísta e conferencista, Cândido Lima (Viana do Castelo, 1939) é diplomado em Piano e Composição pelos Conservatórios de Lisboa e Porto, Doutorado pela Universidade de Paris I (1975/83) e no quadro de um Doctorat d’État pelas Universidades de Paris
I e Paris IV (1983/2000). Frequentou cursos em Portugal, Espanha, Holanda, Alemanha, França, etc. Frequentou estágios e cursos de música electrónica, informática e informática musical nas Universidades de Paris VIII (Vincennes), Paris I-II (Paris-Sorbonne e Pantéon-Sorbonne) (1975/1978), no CEMAMu, em 1978 e anos seguintes, e no IRCAM (1981/1992). Foi bolseiro, durante anos, da Fundação Gulbenkian e da Secretaria de Estado da Cultura, e ainda dos Cursos Internacionais de Santiago de Compostela (1969). Colabora nas Enciclopédias das Edições Verbo desde 1972.
Presidente da Juventude Musical de Braga, foi animador e apresentador de concertos da Juventude Musical de Braga e do Porto, da Pró-Arte. Formou, nas décadas de 60 e 70 um duo com o tenor Fernando Serafim. Criou o movimento nortenho de viagens de estudo aos Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea, com o patrocínio da própria Fundação Calouste Gulbenkian.
Fundou, em 1973, o Grupo Música Nova, tendo apresentado pela primeira vez em Portugal compositores como Wilfried Jentzsch, Jean-Battiste Barrière, Kaija Saariaho, Pascal Dusapin e instrumentistas como Stefano Scodanibio. Colaborou na vinda a Portugal, ao Porto e a Lisboa, do IRCAM e do UPIC-CEMAMu (1982). Escreveu obras de música de câmara, para orquestra, coro e orquestra, coro, instrumentos solo, para voz e instrumentos, música para teatro, música electrónica, eletroacústica e por computador. As suas obras Oceanos e A-MÈR-ES, compostas entre 1978 e 1979, introduzem, pela primeira vez na música portuguesa, e na orquestra, meios informáticos e meios electroacústicos. As Edições do Atelier de Composição lançaram uma publicação sobre a obra do compositor, primeiro número da colecção Compositores Portugueses Contemporâneos. Pascal Dusapin dedicou-lhe a obra Canto (1995). Não constam do currículo nem prémios, nem medalhas, nem condecorações.

Organização

Arte no Tempo
Atelier de Composição

Apoios

DGArtes
Teatro Aveirense
Câmara Municipal de Aveiro

Outros Apoios

DeCA - UA
DME
INESC
Orquestra das Beiras
UMINHO
ESMAE
JLM
Antena 2

Redes Sociais