Friedhelm Döhl

Friedhelm Döhl (Göttingen, 1936) estudou Composição com Wolfgang Fortner e Piano com Carl Seemann, na Hochschule für Musik, de Friburgo. Frequentou igualmente cursos de Musicologia, assim como de Filologia Germânica, Artes, História e Filosofia, doutorando-se em 1966, com uma tese sobre Anton Webern. Foi professor no Conservatório Robert Schumann Dusseldorf, onde fundou o Estúdio para a Nova Música e leccionou ainda no Instituto de Musicologia da Universidade Aberta de Berlim, onde foi membro do departamento de Nova Musica Berlim. Em 1974, foi nomeado director da Academia de Música de Basileia, lugar que manteve até 1982 – período durante o qual foram fundados os estúdios de música electrónica, música extra-europeia e para música e teatro na instituição.
Com uma produção que perpassa todos os efectivos instrumentais, dedica-se regularmente à vertente electroacústica e tem desenvolvido trabalho na promoção da música contemporânea. Foi presidente da secção alemã da Sociedade Internacional para a Música Contemporânea e promoveu a fundação do Ensemble Modern. Foi professor de Composição na Musikhochschule de Lubeque, acumulando o cargo de director da instituição em 1991. Na mesma cidade iniciou o reconhecido Festival Brahms.
Foi director artístico da série de concertos Musica Viva/Encounters, em Reinbek, assim como o NDR Festival ‘The New Factory’, em Lubeque.

Organização

Arte no Tempo
Atelier de Composição

Apoios

DGArtes
Teatro Aveirense
Câmara Municipal de Aveiro

Outros Apoios

DeCA - UA
DME
INESC
Orquestra das Beiras
UMINHO
ESMAE
JLM
Antena 2

Redes Sociais