Alexandre Delgado

Iniciados os seus estudos musicais em violino, na Fundação Musical dos Amigos das Crianças, Alexandre Delgado (Lisboa, 1965) foi aluno particular de Joly Braga Santos em Composição, estudando ainda com Jacques Carpentier, em França, tendo-se diplomado com o 1º Prémio do Conservatório de Nice em 1990. Entre a sua produção, sobressai a música de câmara (Quarteto para Contrabaixos, Quarteto de Cordas, Canteto, Trio com Piano, Antagonia, Langará, The Panic Flirt), a música orquestral e concertante (Concerto para Flauta e Orquestra, Concerto para Viola e Orquestra, Tresvariações, Verdiana), a música vocal (Turbilhão, Poema de Deus e do Diabo, Santo Asinha, Tríptico Camoniano, Ciclo Quinhentista, O Pequeno Abeto, para coro e orquestra). Dirigiu a estreia da sua ópera de câmara O Doido e a Morte (1993) no Teatro Nacional de São Carlos e no Theater am Halleschen Ufer, em Berlim, e da ópera, em dois actos A Rainha Louca (2009), em Portugal e no Brasil. A sua música foi escolhida para várias edições dos World Music Days e tem recebido encomendas de diversos festivais internacionais.
Aluno em viola de Barbara Friedhoff, venceu o Prémio Jovens Músicos em 1987 e tocou sob a direcção de Claudio Abbado e Zubin Mehta na Orquestra de Jovens da União Europeia.
Estreou, como solista, o seu Concerto para Violeta em Portugal, Espanha e Holanda e dedica-se à música de câmara como membro do Moscow Piano Quartet.
Director artístico do Festival de Música de Alcobaça desde 2002, assina o programa A Propósito da Música, na Antena 2, desde 1996 e é regularmente convidado como conferencista e comentador de concertos. É autor dos livros A Sinfonia em Portugal e A Culpa é do Maestro (crítica musical), tendo co-assinado o livro Luís de Freitas Branco, primeira obra de fundo dedicada ao compositor, já traduzida para inglês.

Organização

Arte no Tempo
Atelier de Composição

Apoios

DGArtes
Teatro Aveirense
Câmara Municipal de Aveiro

Outros Apoios

DeCA - UA
DME
INESC
Orquestra das Beiras
UMINHO
ESMAE
JLM
Antena 2

Redes Sociais